Engana-se quem acha que o planejamento sucessório deve ser realizado quando temos uma idade avançada ou situações complexas empresariais. Pelo contrário, a sucessão patrimonial deve ser pensada a partir do momento que passamos a desenvolver uma atividade lucrativa, quer seja ela como Pessoa Física ou Empresa, tornando-se ainda mais indispensável em tempos de Pandemia e inseguranças jurídicas.
Com dezenas que trabalhos realizados, a banca de advogados CSLaw destaca que, quando se trata de Planejamento Sucessório, não existe fórmula pronta, pois o trabalho jurídico se faz analisando caso a caso, e dependerá de análises de diversos fatores e fatos. Inicialmente é necessário identificar o patrimônio existente, o organograma familiar, o regime de casamento das pessoas principais, os processos judiciais em curso, as dívidas existentes, os negócios e empresas operacionais, os conflitos entre familiares, e principalmente os Propósitos de Vida daqueles que constituíram o patrimônio e de seus herdeiros, etc.
Adotar técnicas e estratégias jurídicas é essencial para garantir maior longevidade para as empresas e proteção do patrimônio. As principais e mais incidentes são: Cláusula de Incomunicabilidade, Política de Trabalho na empresa, Holding Familiar e Prevenção de Conflitos Futuros.
Gostaria de maiores informações? Entre em contato com nossa equipe CSLaw